domingo, 19 de abril de 2015

Meia Maratona Corpore


Aconteceu no dia 12/04/15 a 16ª Meia Maratona Internacional da Cidade de São Paulo Corpore, na zona oeste da capital paulista. Até então, a minha última participação nessa prova havia sido em 2009, o que gerou um pouco de ansiedade. A inscrição custou R$ 119,00, um valor até que razoável para o bom padrão de organização da Corpore. Adotei uma rotina de prova mais conservador para este ano: média de uma por mês, focando nas de média e longa distâncias. Como resultado disso, essa seria a terceira meia maratona do ano.

Hotsite oficial do evento
A retirada do kit ocorreu na loja de artigos esportivos Decathlon, unidade localizada no estacionamento do Lar Center (próximo ao Shopping Center Norte). Dois dias foram reservados para essa finalidade, sexta-feira e sábado, respectivamente. Optei em ir logo no primeiro dia de entrega, fui um dos primeiros a chegar, uma pequena fila se amontoava à porta da loja, todos aguardando o horário de abertura. Nada de novidade no kit: uma sacolinha personalizada e uma camiseta estilizada na cor verde. Se me perguntarem sobre o local escolhido para a retirada do kit, serei extremamente direto: não gostei.

Kit de participação
O domingo amanheceu agradável, com a temperatura povoando a casa dos 22ºC, com a tendência de aumentar no decorrer do dia. A largada estava prevista para as 07h00, horário ideal em todos os sentidos. Li em algum lugar que a largada seria as 07h30, permanecendo com essa informação na mente por muito tempo. Para evitar problemas, acessei o site na véspera, eis quando deparei com essa alteração (por pouco, não?). Fui de carona com a minha amiga Priscila, que também participa de provas, porém, está afastada por motivos de saúde. A Cidade Universitária mais uma vez foi o palco escolhido para a concentração do evento.

Durante o percurso
A Corpore é uma das poucas, senão a única, que consegue organizar a largada por baias de tempo, algo muito raro, já que a bagunça reina na maioria dos eventos. O meu número de peito, proporcionado pela soma dos bons resultados obtidos ao longo dos últimos anos (meritocracia), me conferiu largar no pelotão das elites B e C, o que evitou problemas de ritmo na largada. Não sei precisar o número de participantes, acredito que tenha havido mais de 5 mil, visto que havia uma prova de 5Km junto com a meia maratona. Não tive problemas no guarda-volumes, que estava bem visível e organizado, já com os banheiros químicos a mesma história de sempre: filas longas e entediantes.

Sempre sorrindo
O percurso foi “mais do mesmo”, saindo da USP, seguindo pela Avenida Lineu de Paula Machado, passando em frente ao Jockey Clube, retornando pela outra via, cruzando a ponte Cidade Universitária em direção ao Parque Villa-Lobos. O retorno se deu pela mesma ponte, entrando na USP, cruzando a raia olímpica até o portão de acesso à Avenida Escola Politécnica, seguindo por um trecho curto, retornando pela mesma raia, para completar os 21Km. Havia muitos fotógrafos pelo caminho, distribuídos em quase todo o trajeto. A hidratação ao longo do percurso foi eficiente, sem contar um posto de distribuição de banana, cortada pela metade.

Finalizando
Cruzei a linha de chegada com o tempo de 01h41min, o que me deixou bem satisfeito, visto os poucos treinos realizados nas últimas semanas. Ao final, uma medalha “razoável”, além de frutas (maçã e banana) e uma caixinha pequena (200ml) de água de coco. Em poucos minutos recebi um SMS com o resultado da prova. Apesar da forte concorrência no dia (Golden Four Asics Rio de Janeiro), o evento apresentou um público fiel que garantiu o agito do domingo na cidade.


Pontos positivos: 1) hotsite da prova com informações fáceis de visualização. 2) camiseta de boa qualidade. 3) postos de hidratação eficientes. 4) guarda-volumes. 5) resultado via SMS minutos após o término da prova. 4) percurso bem sinalizado. 5) nenhum ponto “cego” no evento. 6) baias de largadas bem organizadas.

Pontos negativos: 1) local de retirada do kit. 2) medalha “sem graça” e com uma arte que deixou a desejar. 3) falta de isotônico no percurso. 4) horário da largada alterado das 07h30 para as 07h00 sem muita divulgação. 5) o kit poderia trazer um boné ou uma viseira. 6) não houve serviço de massagem - comum em grandes eventos.

2 comentários:

  1. Boa tarde. Existem muitas subidas no percurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maunovelli,

      O percurso é bem tranquilo, favorável a quem gosta de correr no plano. Se ainda não fez, eu recomendo! Um abraço!

      Excluir