quarta-feira, 6 de novembro de 2013

[EU não ia, mas FUI] 25K da Maratona de São Paulo

Para falar a verdade, não sei como algumas coisas “caem” em meu colo (literalmente). O meu planejamento para o mês de outubro consistia apenas em treinar, sem qualquer envolvimento com provas oficiais. Depois de ter encarado os 21K do Rei da Montanha, nada como uma boa sequencia de treinos na academia, dando continuidade ao processo de fortalecimento muscular. A Maratona Internacional de São Paulo, marcada para o dia 06/10/13, não estava nos meus planos. Na quinta-feira que antecedeu o evento, um amigo de longa data, o Jorge Silva, perguntou se eu estava interessado em correr em seu lugar, já que não estava muito bem de saúde naquela semana. Num ato de impulso, aceitei.

A inscrição que eu acabara de ganhar era para a prova do 25Km (seria um ótimo treino longo), abortei o plano inicial com mais esse compromisso firmado. Não sei quanto custou a inscrição, seria uma descortesia de minha parte perguntar o preço ou mesmo verificar isso na internet (continuo sem saber). Ofereci pagar o valor ou algo parecido, prontamente negado por meu amigo. Não precisei nem mesmo retirar o kit, tudo estava administrado, bastando apenas comparecer no domingo e participar da prova. A Maratona Internacional de São Paulo apresentou as costumeiras distâncias de 10Km, 25Km e 42Km (maratona). O evento contou também com uma caminhada de 3Km.

Largada (fonte: divulgação)
Diferente das últimas edições, quando a largada ocorria sempre na Ponte Estaiada, dessa vez os organizadores decidiram concentrar a largada e a chegada no mesmo local: Ibirapuera (exceto para os 25K, cuja chegada permaneceu na USP). Outra curiosidade, o mês também foi modificado, passando de junho para outubro. Confesso que não sei o porquê da Yescom sempre apresentar alterações no percurso, isso ocorre também na Corrida de São Silvestre, essa inconstância, por mais que seja para melhorar em algum aspecto, gera controvérsias entre os atletas. Ainda assim, estava curioso para conhecer o novo percurso.

Ponte Estaiada (fonte: divulgação)
Já no domingo, o sol estava em sua melhor forma, poucas nuvens tentavam esconder o pano de fundo azul. A largada foi simultânea para todas as distâncias, em frente ao “Monumento Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932 e Monumento ao Arquiteto Ramos de Azevedo”. Era um amontoado de gente, cada um com seu objetivo, haviam muitos corredores fantasiados, outros mais sérios tentando impor um ritmo forte, resumindo: uma verdadeira festa. O percurso seguiu pelas ruas do Ibirapuera, túnel Juscelino Kubitschek, passando pela Marginal Pinheiros sentindo ponte Morumbi, subimos a Ponte Estaiada (não a deixaram de fora!), retornando pelo mesmo caminho até a ponte Cidade Jardim, passando em frente ao Jockey Club até a ponte Cidade Universitária. Aquela altura estava parecendo mais a “Meia da Ponte” (risos).

Chegada, com o tempo bruto (eu sou o de azul)
Os organizadores tentavam compensar a escassez de público itinerante com bandas de diversas tribos, para animar o evento. Após um breve trecho na Avenida Pedro de Morais, retornamos pela ponte Cidade Universitária e seguimos para a raia olímpica da USP. A linha de chegada dos 25K estava próxima, para os maratonistas seria um longo caminho a percorrer até o Ibirapuera. Os postos de hidratação foram eficientes e os staffs estavam bem posicionados. Haviam banheiros químicos espalhados pelo percurso (uma recorrente reclamação dos atletas, principalmente da ala das mulheres, finalmente, foi atendida).

Após a prova
Finalizei os 25K com o tempo de 2h09min, o que me deixou satisfeito. Gostei da medalha e do percurso em si, penso que os organizadores acertaram ao levar a largada para o Ibirapuera. Faltava o último item da minha avaliação: o guarda-volumes. Estavam dispostos em ônibus, os quais foram deslocados para o local da chegada. Levei quase quarenta minutos para retirar minha mochila, o que fez azedar meu bom humor. Ainda encontrei dois amigos, o Antonio Farroco (também estava na fila do guarda-volumes) e um pouco mais adiante a Kátia Kanashiro (que apesar de não ter corrido, estava lá para dar uma força aos corredores).

Medalha
E essa foi a minha participação na “Maratona de São Paulo”, um evento em que eu não estava inscrito, nem mesmo havia cogitado participar e, que na última hora, surgiu repentinamente, me “forçando” a sair de casa (risos). 

Site oficial do evento: www.yescom.com.br

No próximo relato, uma prova que ainda não aconteceu: Mountain Do Campos do Jordão - 18K. O que será que vem pela frente? Aguardem...

3 comentários:

  1. Caem no colo e a gente quase não gosta, né?
    Corre bem pácas! Parabéns. Ainda vou correr em SP com ctza... pra estrear uma prova aí te conhecer. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani!

    Será um prazer recebê-la aqui em São Paulo para uma Meia Maratona (distância que você gosta). Obrigado por ter visitado o blog, foi uma corrida bacana, um percurso dinâmico, que passou por ótimos lugares da cidade (zona oeste).

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!
    Bons kms pra nós :D

    ResponderExcluir