terça-feira, 22 de outubro de 2013

[EU FUI] Meia Maratona Ecológica de Revezamento


Olá amigos, mais um desafio pela frente, dessa vez encarar 21Km dentro do Parque Ecológico do Tietê. Situado na zona leste da cidade de São Paulo, divisa com o município de Guarulhos, o parque ecológico era um dos poucos locais que eu ainda não havia conhecido, portanto, era um ótimo pretexto para correr lá. A organização ficou por conta da empresa RUNNERSP, dirigida pelo meu amigo Fausto Ferrarias, que também atua como fotógrafo e é muito conhecido no universo das corridas. Vocês devem estar se perguntando quem seria a outra pessoa que faria dupla comigo, afinal, tratava-se de uma prova de revezamento. Apesar do título do evento ser bem claro, havia a categoria solo, o que me motivou a realizar a inscrição.


Sobre o revezamento, havia modalidade dupla e quartetos, e os valores variavam: R$ 80,00 (oitenta reais) solo, R$ 75,00 (setenta e cinco reais) por atleta da dupla e R$ 70,00 (setenta reais) por atleta do quarteto. Achei os valores bem razoáveis, não é muito diferente do que vemos por aí hoje em dia. Não fui atrás para saber se havia desconto para o idoso (vai demorar para eu chegar lá – risos), mas depois li no regulamento que eles tiveram direito a 50% de desconto no valor da inscrição. A prova estava marcada para o dia 23 de junho, com as largadas distribuídas em horários espaçados de dez minutos, sendo a minha largada prevista para as 08h00min.

No sábado, houve a retirada do kit de participação (número de peito, camiseta, chip), também poderia ser feita no domingo, entretanto, optei por ir na véspera para conhecer o lugar e evitar surpresas no dia da prova. Até que foi bem simples, a estação de trem fica a pouco mais de trezentos metros do parque (Estação Engenheiro Goulart), o que facilitou em muito o meu deslocamento. A temperatura do sábado estava quente e passando do ponto que classifico como “agradável”, mas uma pancada de chuva estava prevista para o final do dia (estava torcendo para que isso ocorresse).


No domingo pela manhã, cheguei bem cedo ao Parque Ecológico, havia poucas pessoas, bom sinal, pois é muito ruim chegar atrasado ou com tempo “apertado” para ambientar-se no local. Estava um pouco frio, ventava bastante, resolvi me trocar faltando uns vinte minutos para a largada. Foi nesse momento que escutei uma notícia não muito “agradável” para mim: o percurso resumia-se a um trecho de pouco mais de cinco quilômetros. Isso me deixou bastante desanimado, pois eu teria de correr no mesmo local por quatro vezes, para um corredor habituado, isso causa um efeito psicológico muito negativo. Ainda bem que estava com uma boa seleção de músicas, coloquei as mais “longas” em primeiro lugar e procurei não pensar muito no assunto.


A largada ocorreu pontualmente, eu não estava com a mínima pressa, ainda mais porque nunca gostei de correr dando voltas repetidas, por isso, procurei não me desgastar. O percurso estava bem sinalizado, os postos de hidratação bem posicionados, não tenho críticas a fazer sobre a logística, apenas tenho uma predileção por circuitos mistos. Muitos corredores passavam muito rápido por mim, não dava para saber em qual modalidade estavam inscritos, sei que um cansaço sem maiores explicações tomou conta de mim. Na altura da segunda para a terceira volta (10Km), eu queria impor um ritmo mais forte, mas não conseguia, estava “travado”, o jeito foi prosseguir devagar e sem maiores pretensões. O percurso era de terra batida e muito verde ao redor, inclusive muitos quatis soltos pelo caminho. Um pequeno trecho de piso duro (cimento) apenas na transição do revezamento.


A quarta e última volta foi um tormento, estava quase no limite, lento e com vontade de parar, não sei o motivo de tanta fadiga (havia dormido bem na noite anterior, me alimentado bem etc.), mas sei que nem sempre o nosso corpo “responde” da maneira que esperamos, devemos respeitar isso. Mas “pedi” apenas para ele completar o percurso e, de maneira “pesada”, finalizei os 21Km com o tempo de 01h59min (sei que muita gente comemora correr abaixo das duas horas, mas em dias normais eu costumo fazer um tempo abaixo). Enfim, não sei se o fato de correr dando voltas me deixou incomodado, sei que apesar de tudo, gostei de ter participado daquela prova.


Ao final, recebi uma bela medalha, sendo que, antes de ir embora, ainda tirei fotos com amigos que lá estavam. Esqueci-me de citar a temperatura, que estava ótima, céu nublado, sem mormaço, um ambiente favorável para a corrida, outro fator que me deixou mais “encucado” por ter tido um rendimento tão abaixo da média. Enfim, antes de deixar as dependências do parque, me “presenteei” com duas tentações: pastel de queijo e um churros com recheio de doce de leite. Deixo os parabéns à toda equipe de staffs, o evento estava bem organizado, desde a entrega dos kits, a locução, o percurso, a distribuição de água, só deixo a sugestão para as próximas edições de que aumentem o itinerário, evitando-se a monotonia que causa ao atleta por ter que passar quatro vezes pelo mesmo ponto. Confesso que essa questão do percurso foi uma chatice tremenda, mas nada que comprometa a minha opinião sobre a qualidade do evento em si.

Informações sobre a prova:


Até a próxima!

2 comentários:

  1. Ufa! Fez uma orova hiper zen, parabéns!! Correr em um lugar novo pode trazer surpresas boas ou médias, mas nd q com experiência adquirida, vc não consiga superar!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi difícil...corri "pesado" a prova inteira, mas no final, consegui "erguer" a medalha. Agradeço pela visita.

    ResponderExcluir