domingo, 27 de outubro de 2013

[EU FUI] Corrida do Aniversário de Mogi das Cruzes


Olá corredores, após encarar os 21Km na Cidade Universitária (RUN THE NIGHT), no sábado à noite, segui para o próximo desafio: 10Km em comemoração ao 453º Aniversário da Cidade de Mogi das Cruzes, marcada para o dia 25/08/13. A inscrição foi gratuita, tornando o procedimento mais difícil. Isso porque garanti a minha inscrição ao realizar a inscrição na madrugada do dia em que o primeiro lote foi aberto. Muitas pessoas encontraram problemas de lentidão no site, erros constantes no servidor que hospeda a página, enfim, uma grande concorrência agitou a galera interessada em participar da prova. Independente de tudo isso, a minha inscrição estava confirmadíssima.

Fonte: Flexpe
Passei a noite de sábado para domingo na casa da minha amiga Sandra, que gentilmente ofereceu sua hospitalidade. Eu não fui o único a me hospedar lá, amigos dela também estavam lá por conta da corrida. Uma pequena “condição” no ato da retirada do kit (para não falar em exigência), foi a entrega de uma lata de leite em pó, que seria distribuída a uma instituição de caridade. O kit continha camiseta, número de peito e várias propagandas dos patrocinadores. Estava muito cansado, havia corrido uma meia maratona, não me restou outra coisa senão tomar um bom banho, jantar e cair na cama.

Kit pré-prova
No dia seguinte, acordei com a adrenalina ditando o ritmo do meu corpo, mal fora o tempo de descanso e já estava pronto para correr mais 10Km. A organização do evento ficou por conta do gigante Grupo JSL (ligado a serviço de transportes), juntamente com a prefeitura de Mogi das Cruzes. A logística ficou por conta da altamente qualificada FlexPé. A locução do evento ficou a cargo do popular “Maquininha”, profissional muito querido pelas pessoas. O domingo amanheceu com um céu espetacular, com a promessa de que seria um dia muito quente, sinal de que muita gente sofreria com o calor (inclusive este que vos escreve – risos). Conheci alguns amigos da Sandra, todos muito animados para a prova.


Kit pós-prova
Devo lembrar que havia três modalidades, sendo corrida de 10 e 5Km, respectivamente, além de uma caminhada de 3Km. O clima era festivo, a possibilidade de celebrar o aniversário da cidade na companhia dos amigos e familiares. Foi a minha segunda corrida em Mogi das Cruzes, estava muito contente com a oportunidade de retornar lá, tanto que naquele momento o meu cansaço pelo dia anterior estava em segundo plano. A largada ocorreu pontualmente as 08h00, foi uma grande festa, seguimos pelas principais ruas da cidade, passando por pontos residenciais e trechos mais isolados. O calor estava “cozinhando” o meu cérebro (risos), por isso, optei por fazer um ritmo forte, visando concluir o quanto antes.

Vídeo oficial da prova:


A passagem pelo quilômetro cinco ocorreu exatamente no ponto de largada, só que ao invés de repetir o trecho, a segunda metade da prova seguiu sentido oposto, o que tornou o percurso mais atraente. Praticamente plano, não encontrei problemas em impor um ritmo forte desde o início, estava preocupado mais com a temperatura do que a minha própria condição física. Se por um lado o evento era festivo, por outro, queria tentar melhorar o meu tempo nessa distância no ano. Fui compensado ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 44min23seg, meu melhor tempo até agora em 2013 nos 10Km. Valorizei muito aquela conquista pessoal, afinal, vinha de uma prova de 21Km na véspera.


A sacolinha recebida após a prova foi sensacional, nunca havia recebido tanta coisa de uma vez só. Acho que era possível fazer um piquenique com tudo aquilo (risos). Uma bela medalha, além de poder curtir um competente show de rock que estava acontecendo naquele espaço. Depois disso só queria saber de descansar, fazer uma pausa dos eventos e focar nos treinos. Parabenizo a todos os envolvidos na organização desse EXCELENTE evento, ainda mais pelo fato de ter sido gratuita. Espero que haja mais eventos dessa grandeza, atraindo mais adeptos, pois nada melhor que o esporte para atuar na vida das pessoas, como o principal “embaixador” da inclusão social.

A título de curiosidade, o Aniversário da Cidade de Mogi das Cruzes é 01 de setembro.


Informações sobre a prova:


No próximo relato contarei em detalhes tudo sobre os 21K do Rei da Montanha.

4 comentários:

  1. Eitha! Vc vive de adrenalina mesmo! Incrível! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Solange, realmente foi um final de semana bem desgastante fisicamente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Essa prova foi realmente sensacional, das que tive a oportunidade de ir em 2013, acredito ter sido uma das melhores em matéria de organização. E esse kit pós prova muito interessante. A JSL e a Prefeitura de Mogi se superaram mesmo, espero que tenhamos mais eventos desse porte nessa região. Parabéns pelo tempo Daniel, nessa prova tbm consegui diminuir em 3 minutos meu tempo nos 10k, meu novo recorde 47:00.

    abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vagner,

      Você enxergou nesse evento tudo que eu postei no blog, isso é um bom sinal, pelo menos não fui "corporativista" (risos). Sim, eu corro há mais de uma década e são raros os casos em que uma prova gratuita oferece tamanha estrutura como foi essa em Mogi das Cruzes. Isso foi de certa forma um "puxão de orelhas" em determinados organizadores que visam apenas o lucro financeiro em vez de focar na matéria humana, ou seja, naquele que fez o evento ser um sucesso: o público.

      Parabéns pelo seu recorde, foi um excelente tempo, já tem índice para correr a prova que a New Balance está organizando para dezembro.

      Um abraço e bons treinos.

      Excluir