segunda-feira, 19 de novembro de 2012

[RELATO] Tricolor Run

Olá amigos, a ideia de seguir com os treinos após a difícil corrida em Mogi das Cruzes foi interrompida por um incomodo nas costas, que me tirou do “combate” por duas semanas. Foi constatada uma pequena inflamação na região cervical, levando em conta que estava em férias, resolvi aproveitar o período para descansar. Nesse ínterim, fui informado a respeito da realização da corrida de pedestre intitulada Tricolor Run, marcada para o feriado de 15 de novembro. Seria mais uma corrida normal, não fosse o fato de o São Paulo Futebol Clube ser o meu time do coração, motivo primordial para eu incluir essa prova nos meus planos. Dessa forma, fiz a inscrição ao preço de R$ 90,00 no site “Minhas Inscrições” e segui com a recuperação.
Kit
A retirada do kit aconteceu na loja esportiva “Mundo Corrida”, localizada no Ibirapuera. Numa sacolinha personalizada do tricolor continha uma belíssima camiseta do clube paulista, além do número de peito com o chip de cronometragem acoplado (uma novidade) e amostras de produtos da marca “Nivea”. Não me lembro de ter participado de uma prova numa quinta-feira, confesso que era “inusitado” me preparar para correr num dia de semana. Não cheguei a olhar o mapa do percurso, porém, por conhecer o bairro do Morumbi, sabia que haveria algumas subidas e descidas. Como disse uma amiga “Daniel, não reclame, pois nas provas de montanha existem subidas muito piores”, de fato, mas em outras circunstâncias.
Estádio do Morumbi
A quinta-feira amanheceu com o tempo nublado, com o sol escondido entre nuvens carregadas, o que me agradou, pois só o fato de não estar aquele calor escaldante já era motivo para ser comemorado. A concentração aconteceu nas dependências do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como o Estádio do Morumbi. Por ser um feriado, as ruas estavam tranquilas, aos poucos os atletas foram chegando e ocupando a parte interna do estádio. O guarda-volumes estava bem organizado, sem filas e com os staffs fazendo um trabalho eficaz. Pouco antes da largada, uma fina garoa cobriu a cidade, dando a impressão de que a temperatura cairia ainda mais. Instantes depois, encontrei o Durval Kajimoto e o Marcio Farias, dois amigos de longa data.
Estádio do Morumbi
A prova tinha duas distâncias, sendo 8Km o percurso em duas voltas e 4Km em volta única. Estava programada também uma corrida infantil, que seria realizada após o evento principal. A título de curiosidade, o evento Tricolor Run foi idealizado em comemoração aos 20 anos da conquista do 1º Mundial de Clubes pelo São Paulo Futebol Clube, em 1992, uma jogada de marketing interessante, o que fez esgotar as três mil inscrições colocadas a disposição. É verossímil afirmar que boa parte desses atletas eram são-paulinos, apesar de que a proposta do evento é reunir adeptos do esporte, independente do time para o qual torçam. Antes desse evento já havia acontecido outras duas provas semelhantes: Timão Run e Palmeiras Run.
Estádio do Morumbi
A largada aconteceu na pista de atletismo do estádio, pontualmente as 08h00, ao som do Hino do time paulista. Os atletas saíram por um dos portões, seguindo em direção as ruas do bairro localizadas atrás do estádio. Logo de cara a primeira subida, apesar de tranquila, foi uma espécie de “aviso”, pois a ladeira seguinte não tinha nada de convidativo. Por ser início de prova, não tive problemas para correr naquelas circunstâncias, sempre havia uma descida para compensar o gasto de energia investido (pelo menos no meu caso). Havia apenas um posto de água no percurso, localizado entre o segundo e terceiro quilômetro, uma garrafinha de água que mais parecia um souvenir personalizado do São Paulo (parecido com aqueles entregues ao final de festas como recordação), mas que serviu prontamente para a hidratação.

Durante a corrida
Durante o percurso foi possível observar o clima de festa entre as pessoas, quase todos “uniformizados” com a camiseta tricolor, havia pais conduzindo seus filhos em carinhos, havia pessoas caminhando, havia também os atletas profissionais naquele “eterno” clima de competição, capitaneados pelo Adriano Bastos (vencedor da prova de 8Km), tudo num cenário amistoso e saudável. Gostei da boa quantidade de fotógrafos espalhados pelo percurso (Tião Moreira, Olho no Atleta, Mídia Sports, Funf Sports, etc.), mostrando o prestígio alcançado pela organização logo em sua primeira edição.

Próximo à chegada
A chegada, na mesma pista que aconteceu a largada, foi uma verdadeira festa, os atletas cruzavam o relógio digital sob os cliques de várias câmeras, tamanha foi a cobertura dos profissionais de mídia. Recebi uma bela medalha, além de um isotônico e uma sacolinha com frutas e lanche. O guarda-volumes funcionou sem nenhum problema, até ali estava tudo perfeito, porém, quando foi para a organização “ganhar um dez”, fui obrigado a reduzir o meu conceito. Havia um equipamento de fotografia instantânea gratuita, cortesia dos organizadores, resolvi encarar a fila, o que me custou mais de cinquenta minutos. Quando finalmente chegou a minha vez, descobri que a foto seria apenas impressa, não seria disponibilizada no formato digital. Nem mesmo o porta MP3 de braço como brinde da Petrobrás me consolou (risos).

Finalizando a prova
A minha expectativa é que não apenas esse evento, mas também os que envolvam a bandeira de outras torcidas possam efetivar-se no calendário de corridas de rua, como uma iniciativa de agregar pessoas e quebrar certas barreiras que o futebol impõe em determinadas situações. Seja corrida do São Paulo, do Corinthians, do Palmeiras ou de qualquer outro clube, torço para que todas aconteçam em prol da cidadania, da camaradagem, da saúde e dos princípios morais que regem o espírito esportivo. Dessa forma, as corridas vestidas com camisetas de clubes de futebol serão bem vindas, do contrário, melhor que permaneçam onde se encontram e não maculem a pureza das provas de pedestrianismo, que abrilhantam o cotidiano dos adeptos.
Medalha
Um ponto positivo para a organização foi a facilidade de visualizar as informações no site (www.tricolorrun.com.br), além da obtenção dos resultados oficiais no dia seguinte à prova (16/11/12). Também foi possível imprimir os resultados em certificados, realizar o download gratuito de fotos da chegada (mediante pesquisa por número de peito ou nome completo), sem contar a boa oportunidade de conhecer ou retornar ao Estádio do Morumbi, numa circunstância incomum, pois não foi com a principal finalidade (assistir jogo de futebol). Só para registrar: terminei os 8Km com o tempo de 37min, senti um desconforto por ter corrido com tênis novo (esse relato foi escrito três dias após a prova), o que me deixou com o tornozelo esquerdo inchado e depois dolorido.

Ainda na própria quinta-feira, mais tarde, fui ao Fran’s Café e experimentei o delicioso “Belgian Waffle”, que vocês podem conferir abaixo:
Belgian Waffle
É isso aí pessoal, o meu próximo desafio será a última etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha, que acontecerá na cidade de São Bento do Sapucaí/SP, no próximo dia 25/11/12.

2 comentários:

  1. Aew Dan!!! Parabéns por mais essa corrida, com um plus de ser no Morumbi e vestir a camisa do São Paulo, eh oh eh oh!!!! agora, depois desse doce aí, que tornozelo inchado que nada hein? E muita boa sorte na etapa final nas corridas de montanha!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,
    Parabéns por mais uma grande prova! Por todo seu relato deve ter sido um evento fascinante.
    Melhoras para você e bons treinos!
    Fico no aguardo dos próximos relatos!

    ResponderExcluir