sexta-feira, 8 de junho de 2012

[RELATO] 10K BRASIL MONTEVÉRGINE CAIXA


Olá amigos, após passar quase todos os finais de semana do mês de maio participando de provas, entrei no mês de junho com o mesmo pique, ou seja, mais um compromisso assumido: dia 03 de junho, no Ibirapuera, para os 10K BRASIL MONTEVÉRGINE CAIXA. A única vez que participei dessa prova foi em 2004, quando o percurso era na USP (inclusive ainda tenho a camiseta do evento). O fato de fazer mais de um ano que não corro no Ibirapuera foi preponderante para eu marcar presença no evento.

Não precisei buscar pessoalmente o kit de participação, pois o meu amigo Marcelo Peral fez o nobre favor de retirá-lo para mim (na verdade ele retirou de umas dez pessoas – risos). A semana em São Paulo teve consideráveis quedas de temperatura, acredito que finalmente estamos respirando ares de inverno. Uma boa novidade para a prova: largada às 07h20 (para alegria dos corredores). Não serei ranheta e dizer que esse horário poderia ser aplicado no verão ou em provas de longa duração (maratona, por exemplo). Apenas para dar uma “temperada” no assunto, a Maratona Internacional de São Paulo (42Km), que será realizada no dia 17/06/12, terá a largada às 08h25, levando em conta um tempo médio de 4 horas que o atleta amador gasta para terminar, imaginem se no dia estiver um tempo em ensolarado?
Arena da prova
Voltando ao assunto principal do presente relato, cheguei ao Ibirapuera por volta das 06h00 (peguei o primeiro ônibus da linha – risos), ainda estava escuro, mas com a certeza de que não choveria, ao contrário, o céu estava estrelado, certamente seria um dia muito agradável. Também foi o horário combinado para pegar o kit com o meu amigo Marcelo (que deixou a missão a outro amigo, pois havia corrido o revezamento Bertioga-Maresias no dia anterior e não estava em condições de correr no domingo). Gosto dos kits das provas da Yescom porque na maioria das vezes vem com produtos da marca Montevérgine (que eu adoro). Dito e feito, no kit vieram mini pão de mel, alguns “canudinhos” com recheio, gel repositor de energias, propagandas, camiseta “G” (mas com tamanho “M” – coisas que só acontecem com as confecções da Amphibia), número de peito e chip descartável.
Pódio
Pórtico da chegada
A concentração do evento foi no estacionamento da Assembléia Legislativa, gostei da disposição logística, o guarda-volumes de um lado, as assessorias esportivas de outro, o palco principal distante de ambos, e o público disperso, sem aglomerações. Guardei as minhas coisas no guarda-volumes e fui para o local da largada. Nesse interim encontrei a minha amiga Damaris Gilceli, trabalhamos no mesmo lugar. A prova teve início sem atrasos (antes disso ocorreu a largada dos atletas especiais e elite feminina). A minha intenção era clara: curtir o percurso por onde não corria há muito tempo. Os primeiros dois quilômetros fiz de maneira confortável, queria mais “soltar” a musculatura por conta dos treinos realizados na academia durante a semana. A partir daí, me sentindo “competitivo”, resolvi acelerar, e com a resposta positiva do corpo, prossegui da mesma forma até o final.
Durante a prova
Os postos de água funcionaram muito bem, teve três ao longo do percurso, aliás, é bom que seja elogiado, pois a questão da hidratação foi corretamente criticada ao longo dos anos, mas que atualmente pode ser considerado um problema superado (pelo menos nas corridas da capital paulista). Sei que o percurso tradicional de 10Km no Ibirapuera é sabido por quase todos, mas para quem não conhece, a largada é em frente a Assembleia, passa pela Avenida Rubem Berta (ida e volta até determinado ponto), com a chegada no mesmo local de partida. Finalizei os 10Km em 46:29min, fazia tempo que não atingia essa marca, mostra que os treinos realizados (apesar de não ter como foco provas com essa distância) estão satisfatórios.
O sol deu as "caras" após a prova
Ao final, recebi uma medalha muito bonita, uma sacolinha com frutas e barras de cereais, e gatorade (aberto, servido no copo). Peguei as minhas coisas no guarda-volumes (sem filas), e ainda perambulei a arena da prova para fotografar. Nisso, encontrei as minhas amigas Maria Lúcia (Malú) e a Juliana David (a qual chamo carinhosamente de Juligata – risos). Lembrando que essa foi a minha 174ª corrida oficial, será que consigo chegar a 200ª neste ano?
Juliana, eu e a Malú
A respeito da organização da prova, reservo este espaço para os meus sinceros elogios a todos os envolvidos, sei que a Yescom não é um primor no tratamento ao consumidor, mas nesse evento em especial, tudo aconteceu dentro do previsto. Não observei nenhuma falha, a sinalização do percurso esteve eficiente, os postos de hidratação, conforme citados acima, também funcionaram muito bem, é bem verdade que não tinha muita gente, o que facilitou o controle e a resolução dos eventuais problemas. Acredito que esse evento tenha sido um teste para a sinalização e staffs, tendo em vista a realização da “Maratona de SP”, cuja chegada das distâncias 42K e 10K serão no Ibirapuera respectivamente. Em suma, parabenizo os envolvidos, pois aquele que critica também deve saber elogiar quando o momento pedir.
Após a prova
Bela medalha
Falando em Maratona de São Paulo, o meu próximo relato será sobre a minha participação nos 25K desse evento, onde usarei a prova para encaixar um “longão” (treino de longa duração), visando os próximos desafios. Antes disso, será disponibilizado mais um artigo de minha autoria no site Corridas de Montanha (www.corridasdemontanha.com.br). Não percam!

4 comentários:

  1. Parabéns por mais uma prova, Daniel! Pelo visto, você tem participado de muitas provas ultimamente. Admiro a sua força de vontade! Rsrsrs.
    Amanhã, tenho um longo. Vamos ver se sobrevivo!
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
  2. Eitha, correndo muito baixando tempo, assim é natural vc chegar tranquilamente e ainda neste ano na sua 200ª!!! Parabéns e a medalha é linda mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel,
    Parabéns pela prova e pelo excelente resultado! Como sempre seu relato está muito bom, além das belas fotos!
    Uma boa prova para você no próximo fim de semana! Fico no aguardo do relato.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir