terça-feira, 31 de agosto de 2010

[RELATO] 2ª Maratona das Praias


por Daniel Gonçalves

Uma pequena introdução

Olá amigos, é com enorme satisfação que divido com vocês a ótima experiência de ter participado da 2ª Maratona das Praias. Não foi uma maratona “programada”, por assim dizer, já que a decisão de ir a Bertioga ocorreu na véspera. A falta de treinos estava me incomodando, tirando aquela sensação de segurança, ainda mais com uma maratona pela frente, visto que nas últimas duas semanas só havia participado de eventos (Corrida de Santo Antonio – 6Km e Track & Field Shopping Cidade Jardim – 10Km). Todo corredor sabe que encarar uma maratona sem uma regularidade de treinos, pode acarretar em diversos problemas. Levei em consideração dois fatores: estava com bons treinos de “base” feito nos últimos meses e o fato de estar inscrito “alimentava” a minha motivação rumo ao litoral.

Dia 28/08 – véspera

Assim que acordei, tomei a decisão de ir a Bertioga. Tirei lições dos 30Km Beach Cross feito no mês anterior, então sabia que de nada adiantaria forçar no início, correndo o risco de sentir fadiga muito antes do “paredão” (30Km em diante). A falta de umidade era outra preocupação, então tomei todas as precauções possíveis, levei minha mochila de hidratação “Camelback”, a cinta Salomon composta de duas garrafas, carboidratos e dilatador nasal. Estar com todo equipamento para um desafio daqueles era uma boa forma de preencher alguns “vazios” de treinos (não o suficiente, mas era um alento). Feito isso, peguei o ônibus no Terminal Rodoviário do Jabaquara às 15h20, em menos de duas horas já estava em Bertioga. Sem perder tempo fui retirar o kit, composto de camiseta (da triste marca Amphibia), número de peito, chip de cronometragem e um carboidrato em pó da marca GU. Aproveitei e me informei a respeito do jantar de massas, que seria logo mais. Uma vez que quase tudo estava no improviso, não tive muitas escolhas de hospedagem, véspera de prova, todos os lugares estavam lotados. Acabei ficando com a “sobra”, pensamento que logo abandonei, pois a “My Power Pousada” estava muito bem localizada, a 300 metros do local da largada, além de ser confortável e organizada.

O jantar de massas foi no Restaurante Borguese, localizado próximo a Forte São João. Fui um dos primeiros a chegar, lá encontrei algumas pessoas que conhecia de vista. E no momento em que estava pegando a saborosa macarrona e dando contornos com o atraente molho branco, eis que encontro a Elis, do blog diário de uma corredora, estava com seu marido e filhos, uma família muito simpática, ou melhor, estava com uma verdadeira “equipe de apoio”. Antes de nos despedirmos, tiramos uma foto para registrar o momento. Retornei à Pousada, preparei minhas coisas e permaneci assistindo televisão, até o sono chegar.

Encontro casual com a minha amiga Elis no jantar de massas

Dia 29/08 - o dia “D”

Acordei às 07h00, tomei um banho, comi algumas bisnaguinhas, e fui para o local do evento. A largada estava programada para as 08h00, quando cheguei notei uma grande movimentação de corredores, fazendo aquecimentos, alongamentos, tirando fotos, retirando kits, enfim, um clima agradável pré-maratona. Fui o único representante da Nova Equipe Assessoria Esportiva, os demais membros estavam espalhados pela cidade de São Paulo participando dos mais variados eventos que teve naquele domingo. Ainda encontrei a Elis, e também conheci o blogueiro Joel, que fez a Meia Maratona descalço (pasmem). Tiramos fotos e nem bem conversamos fomos chamados a nos posicionar para a largada. Pela temperatura, era perceptível que seria mais um agravante para todos. Junto com a Maratona, também tivemos a Meia-Maratona, por um breve momento pensei em fazer a prova menor, porém logo dissipei essa idéia e ao som de “Guns N’ Roses” iniciei a Maratona.

Eu e minha amiga Elis antes da largada

Os primeiros cinco quilômetros foram bem tranqüilos, até então tudo dentro do programado. Á medida em que o tempo foi passando, o sol foi ficando cada vez mais intenso, fiz uso de uma tática que raramente uso: correr na sombra de outro corredor. O sol era escaldante, encontrei um corredor que estava num ritmo próximo do que eu precisava seguir, e então acabou servindo de “coelho” por uns bons 8 ou 9 quilômetros. Quando percebi que o ritmo dele diminuiu, resolvi abortar aquele plano e segui sozinho. Passamos por belas praias: Enseada, Vista Linda, Riviera de São Lourenço e Itacaré. Procurei espantar dos pensamentos o fato de que teria que retornar por aquele longo caminho percorrido na ida. Levando em conta uma maratona naquelas condições, estava surpreso com o meu ritmo de 5min30 por quilômetro, a reação do meu corpo foi uma grata surpresa, visto que os meus treinos não são naquelas condições climáticas e nem em solo praiano.

No início

Quando dei entrada na Riviera de São Lourenço encontrei o meu amigo Marcelo Jacoto, que estava norteado em seu MP3, perguntando de onde deu surgira, tamanha a sua surpresa. Conversamos rapidamente e seguimos juntos por uns 2 quilômetros. Tomei partido de seguir um pouco mais rápido, pois não via a hora de iniciar o retorno. O bom de correr em eventos como esse é o fato de não haver aglomerações, o corredor corre à vontade, muitas vezes a centenas de metros de distância um do outro, com uma sensação de liberdade incrível. E por ser praia, errado eu seria de não dar umas “paqueradinhas” (impossível ficar 100% concentrado num lugar daqueles). Mas o foco estava mesmo no retorno, pois dali saberia as minhas reais condições físicas. Comecei avistar o aumento do fluxo contrário de corredores, ou seja, a “virada” dos 21Km estava próximo. Passei a Meia-Maratona com o tempo de 2h04min, e assim iniciei a trajetória de retorno.

Um dos momentos mais demorados foi o retorno pela Riviera de São Lourenço, parecia que aquela praia não terminaria nunca, nem a música conseguia distrair a minha atenção daquela longa extensão de areia. O sol já estava mais que presente, ele simplesmente exercia uma influência sobremaneira sobre o meu corpo, era um peso que somado à mochila e cinta de hidratação, deixava as minhas passadas cada vez mais pesadas. Passei pelo quilômetro 30 “inteiro”, sem resquícios de cansaço iminente. A experiência de ter feito os 30 Beach Cross (25/07) foi de grande ajuda, visto que não cometi os erros daquela prova, como por exemplo, encharcar os pés de água nas “fissuras” da areia. Com grandes saltos, evitei ao máximo molhar os pés, o que garantiu um acúmulo de energia para os momentos finais.

Passamos por belas praias

Se por um lado, eu estava “inteiro” mentalmente, o mesmo não aconteceu com minhas pernas, que a partir do quilômetro 37 estavam muito pesadas. Nesse momento pude sentir o quanto faz falta a sequência de treinos. Á minha frente era possível avistar um ou dois corredores num raio de 400 metros, já nas minhas costas, não consegui ver ninguém. Caminhei por uns bons dois minutos, em nada comprometeu a minha condição na prova, pois não fui ultrapassado e quando passei a correr novamente, ainda ultrapassei dois corredores que estavam caminhando, de tão exaustos. Paralelamente a essa “peregrinação” que foram os quilômetros finais, o clima na praia era o melhor possível, crianças brincando com seus pais, casais trotando, pessoas de todas as idades se divertindo, pois o tempo era propício para a diversão. A minha proposta não era a performance em si, pelos motivos elencados no início, porém, pela resposta positiva do meu corpo senti que poderia superar as minhas expectativas com o relógio, mesmo sem a preparação adequada. Quando iniciei o quilômetro 38 fui tomado por uma motivação, a mesma que me fizera concluir os grandes desafios, como a Maratona da Patagônia no ano passado e mesmo a Maratona de Paris, em abril deste ano. Apesar de estar com as pernas cansadas, avistei o pórtico de chegada, o mesmo que havia dado início àquela saga, que certamente ficará em minha memória para sempre. Fechei com o tempo de 04h03min57seg, e levando em conta que fui indisciplinado com o preparo para esse evento, e que apesar dos pesares não contraí nenhuma contusão (exceto dores musculares pós-prova) posso me dar ao luxo de dizer que fiz uma das maratonas mais difíceis sob o ângulo de grandes adversidades. E para completar a festa, fiquei em 3º lugar na categoria 25-29 anos, mais um pódio para a minha pequena coleção.

Ao final, uma maratona muito difícil

Notas: o abastecimento da maratona foi eficiente, não faltando água gelada em todos os postos, conforme apresentado no regulamento, tivemos boa distribuição de isotônico durante a prova, senti a ausência de frutas a partir do quilômetro 32, isso faz muita falta em provas longas. Os meus parabéns aos fotógrafos Nete&Val, do site COSTAMA, pela ótima cobertura, pena que os grandes portais da capital não dão a mesma importância aos eventos do litoral. Aos amigos navegantes, essa não foi uma simples prova de 10Km (cito pela baixa quilometragem) .O que aconteceu no último dia 29/08 foi a execução da 2ª MARATONA DAS PRAIAS, um evento com agravantes climáticos, com um nível de dificuldade acima da média, na qual verdadeiros heróis tiveram a oportunidade de vencer com magnitude todos os desafios que foram apresentados. Parabéns a TH5 Eventos por mais um evento de grande porte realizado, os resultados estão disponíveis no site: www.th5eventos.com.br e as fotos podem ser obtidas gratuitamente no site www.costama.com.br

3º lugar na categoria 25-29 anos

Um domingo que valeu a pena

Agradecimentos: a minha amiga Marta, de Santa Catarina que ficou me cutucando para usar essa maratona como treino, agradeço também a minha amiga Elis, que no momento em que eu estava em dúvida sobre fazer ou não fazer a maratona, insistiu para que eu não abortasse o evento e já no dia da prova, em resposta ao comentário que eu fiz sobre a falta de treinos, me disse: “acho que você fez até bem de não ter treinado, pois todos tivemos treinos muito abaixo do esperado pela falta de umidade”, e ao meu treinador Emerson Bisan, que há dois meses me falou dessa maratona, disse que seria uma ótima oportunidade de testar resistência e que até se dispôs a fazer o trajeto inteiro comigo para eu pegar confiança e, no entanto NÃO APARECEU!!! (risos), deixando o seu aluno como o único representante da equipe no evento.

Próxima parada: estarei no dia 05/09 na Track&Field contra o câncer, serão 6Km de apoio à essa causa. Estarei com a minha amiga Therezinha, que me pediu que a acompanhasse no evento.

20 comentários:

  1. Parabéns, Daniel! Belo resultado, ainda mais nessa prova, que fiz no ano passado e sei da dificuldade; e sem um preparo específico. Que venham muitas outras premiações e conquistas na sua admirável trajetória esportiva.

    Abraço!

    Fábio Namiuti
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  2. Você é o cara!!!
    Parabéns!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. oi, daniel!!!!

    que festa, daniel!!!
    seu relato está perfeito, contou tudo nos mínimos detalhes!
    estava tão empolgada com a prova, e por correr na areia, bem pertinho do mar, que nem senti o sol, nem o peso dos tênis encharcados... senti muito foi canseira nas pernas, principalmente depois do km36;)

    você arrasou nessa maratona, daniel!
    e isso porque não treinou especificamente pra essa prova! imagine se tivesse treinado!

    você tem muitos anos de base, muitos kms acumulados, muita força acumulada nas pernas, muito treino psicológico... por isso dá pra encarar uma maratona dessas sem uma preparação específica! é guerreiro mesmo!
    ainda sobrou energia até pra paquerar!!! kkkkkk

    parabéns pela coragem de enfrentar o desafio, mesmo se sentindo inseguro!
    parabéns pelo desafio vencido, e pela conquista de mais um troféu!
    você merece!!!!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Daniel!
    Pena que nos encontramos apenas na largada, e acabamos não nos conhecendo melhor.
    Lembro de você acenando para mim quando eu retornava dos 10,5km...
    Imagino que sua sensação é a melhor possível, pois você não havia programado correr essa Maratona, e esse sentimento de não ter tanta responsabilidade é um fator positivo, já que a Maratona exige muito o aspecto psicológico, mas como disse a Elis (que aliás, está em todass... rsssss) você tem muitos kms acumulados, e isso, queira ou não, faz a diferença, a ponto de você fazer esse tempo sensacional.
    Gostei muito de conhecer você, a Elis e o Julio Cordeiro. Parabéns pelo feito!
    Abraços,
    @JoelMaratonista
    http://corredordisciplinado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Daniel,

    Parabéns pela maratona, correr 42km não é nada fácil.
    Eu corri esta maratona também e coincidentemente na mesma categoria. Mas com certeza eu sofri muito mais!

    Parabéns de novo e a gente se encontra em alguma corrida!

    Eu coloquei a mesma do pódio foto no meu blog:
    http://correr-ok.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Fábio,

    Obrigado pela visita! Não sabia que você havia participado da primeira edição da prova, estou neste momento lendo o seu relato, meus parabéns. Aliás, se me permite, estou colocando o seu site na minha lista de "blogs amigos". Aparenta ser uma maratona tranquila, mas a medida que o tempo vai passando, os obstáculos vão aparecendo, o calor, a areia dura, as fissuras na areia, enfim...só quem correu pode descrever.

    ResponderExcluir
  7. Fala Márcio,

    Correndo 10Km abaixo dos 40 minutos, tem certeza que "eu" sou o cara? (risos). Espero vê-lo nas provas longas!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Elis!!!

    Amiga, o seu incentivo contribuiu muito para o meu desempenho nessa maratona. Não estava muito confiante em fazê-la, quanto mais completá-la com o tempo que fiz. Obrigado por tudo e que venham mais corridas para todos nós!!! O seu troféu é fruto de muita dedicação e disciplina!

    ResponderExcluir
  9. Olá Rinaldo,

    Muito obrigado pela visita. Vi que você enfrentou um grande desafio no último domingo (29/08). Seu relato está de parabéns, serve de referência para aqueles que querem experimentar essa prova no próximo ano. Bons treinos!

    ResponderExcluir
  10. Fala Joel,

    Adorei o seu blog, já estou colocando nos meus favoritos. Muito bom estar com todos vocês, mesmo que rapidamente. Teremos boas oportunidades de participarmos dos mesmos eventos, tirarmos fotos e conversarmos. A Elis é muito simpática, já a conhecia da corrida de Osasco neste ano. Parabéns pela coragem de ter corrido descalço, não me imagino fazendo isso sob nenhuma circunstância (risos). Você fez uma grande prova, seu relato está nos mínimos detalhes, meus parabéns! Realmente não me preparei especificamente para essa maratona, fiz a inscrição mais para não correr o "risco" de resolver ir de última hora (como acabei fazendo) e não ter mais inscrições. Confesso que raramente faço provas sem me programar, porém, essa, apesar do alto nível de dificuldade, acabei conseguindo concluir sem maiores problemas, mas sei que isso não é o recomendável. Até a próxima!

    ResponderExcluir
  11. Fala Eiji!

    Cara, você correu muito, meus parabéns!! Já estou "seguindo" o seu blog. Ainda mais por ser a sua primeira maratona, deve ser muito comemorado!!! Essa foi a minha 5ª maratona (antes dessa maratona corri 2 vezes a Maratona de SP, a da Patagonia e a de Paris). Se eu for contar sobre elas, tenho cada história que você não irá acreditar. Aliás, a da Patagonia e a de Paris estão no blog, em posts mais antigos. Acredita que a Maratona de São Paulo 2008 eu fui para fazer a prova de 10Km e o meu amigo me puxou e acabei fazendo os 42Km? Pois eh...lembrou até hoje, fechei em 04h50min (nem preciso dizer que fiquei arrebentado uma semana). De qualquer forma, você só tem a evoluir!!! Abraço e bons treinos!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns... pela guarra determinação e corragem...
    Vitorioso atleta...
    \o/ PARABÉNS!!!
    um dia eu tbém farei uma maratona!!!
    \o/simbora treinar
    \o/ simbora correr
    www.marlipalugan.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderExcluir
  13. Olá Marli,

    Obrigado amiga! Com certeza, quero vê-la correndo várias maratonas!!! Como você mesma diz: "simbora treinar". Tenha uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana seu relato, Daniel!

    Que loucura, heim... Decidir em cima da hora! Mas, corredor-guerreiro é assim mesmo, não perde a oportunidade de participar de um grande evento como este, certo?
    No ano que vem, se Deus permitir, me tornarei um maratonista e esta prova já está no meu calendário de 2011. Gosto de correr no litoral paulista. Quem sabe não nos encontramos e participamos juntos!

    Abraço,
    Kleber RG
    www.maratonacorreria.com
    *Já visitou meu Blog depois da “transformação”? Clica lá em "CORREM COMIGO" (seguidores), se desejar, claro...

    ResponderExcluir
  15. Daniel,
    Tem uma foto nossa com o Joel no meu blog.
    Não sabia que você era do time dos corredores-blogueiros. Parabéns pelo ótimo blog e pela excelente corrida.
    Abraços Pernambucanos
    Júlio Maratonista Cordeiro
    www.maratonistapernambucano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Fala Kleber!!!

    Realmente eu tenho história para contar!!! Essa maratona foi uma das mais difíceis que eu já fiz. Parabéns pelo blog, já estou seguindo. Até a próxima e bons treinos!

    ResponderExcluir
  17. Fala Julio!
    Caramba, curti pra caramba as maratonas que você fez no exterior, devem ter sido incríveis!!! Então, eu resolvi entrar para o universo dos blogs neste ano, até então era um corredor anônimo. Aliás, agora sou "anônimo-com-blog" (risos). Dou-lhe os parabéns também, afinal fez uma maratona sub-4horas, excelente!!!! Até a próxima e bons treinos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Daniel! Parabéns pela maratona e pelo pódio! Vc correu no calor! Que corajoso! Rs. Eu no frio e bem devagar, rsrsrs. Obrigada pela visita! Não sabia que vc era da equipe Nova! Até mais! Bons treinos!

    ResponderExcluir
  19. Participe da #maratona4570 que vai reunir quem é ligado em São Paulo e no esporte para apoio da candidatura do deputado federal Walter Feldman. Venha como quiser: vale bike, skate, patins, à pe, cadeira de rodas, venha com a camisa do seu time! Junte-se a nós nesse encontro pela democracia!
    DATA: 26/09/2010
    LOCAL: Av. Paulista (na escadaria da Gazeta)
    CONCENTRAÇÃO: 10h

    ResponderExcluir