sábado, 20 de fevereiro de 2010

Aventura na Patagônia - parte 2

Continuando...no mês de setembro tive a rara oportunidade de ser um dos convidados a participar do lançamento oficial da Maratona K42 no Brasil, num coquetel na Residência Consular da Argentina, evento fechado para pouquíssimas pessoas. Conheci os organizadores, todos muito simpáticos, assisti a alguns vídeos promocionais da edição anterior e tirei várias dúvidas sobre a Maratona. O grande dia chegou, dia 12 de novembro, quinta-feira, o embarque. Programado para sair as 10:20h, o voo atrasou, o que me deixou mais ansioso, e acabei embarcando por volta das 12:15h. Já corria um boato de que algumas empresas aéreas argentinas estavam em greve, e isso ficou mais visível quando desembarcamos no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, pois teríamos conexão com troca de aeroporto. Havia um carro nos esperando para o deslocamento até o Aeroparque, isso porque conheci o casal Antonio e Betânia, que também iriam para Neuquén, pois o Antonio iria fazer a K42. No trajeto para o aeroporto, fomos surpreendidos de que não haveria voo por conta da tal greve, isso foi inicialmente um balde de água fria para nós, estávamos todos empolgados, motivados e determinados. A opção de ir por via terrestre seria de umas 15 horas sem paradas, imagine só, quinta-feira a tarde, a maratona sendo sábado pela manhã. Por fim, quando chegamos no aeroparque, uma confusão enorme, filas quilométricas para todos os lados, já estávamos atrasados por conta do embarque em São Paulo, então fizemos o check-in e para nossa sorte, o voo com destino a Bariloche não estava prejudicado, a exemplo de tantos outros voos cancelados. O voo durou cerca de uma hora e quando chegamos a Bariloche, uma van nos aguardava para nos levar a Villa la Angostura, cerca de 70Km de distância. A temperatura caíra sobremaneira, já começávamos a ver neve nos picos das montanhas. Finalmente chegamos a Villa la Angostura, um vilarejo localizado em Neuquén, com cerca de aproximadamente 5 mil habitantes. Chegamos por volta das 23:00h e no hotel, conhecemos Tomaz Lourenço, editor da Revista Contra Relógio, acompanhado de sua esposa, que a convite da organização faria a cobertura do evento e também participaria dessa aventura. O hotel, muito aconchegante e com ares caseiros, totalmente revestido em madeira dava requinte especial ao lugar. Assim que guardei minhas malas, fui com o Antonio e a Betânia encontrar um lugar para jantar, o que não foi muito difícil, pois Villa la Angostura é tão pequena que só possui uma avenida principal e o restaurante ficava defronte ao hotel. Na manhã de sexta-feira, 13 de novembro, fomos buscar o kit, até que a feirinha estava agradável e ainda pudemos conversar com pessoas que já haviam feito essa maratona e obter algumas dicas. O que era comumente entre as pessoas era que essa Maratona era muito difícil porém prazerosa demais pelas paisagens a que faríamos parte. Ah, esqueci de dizer, na manhã de sexta-feira, fiz um treino de ''reconhecimento'' do lugar, tentando me aclimatar. O vilarejo totalmente deserto, trotei sob uma temperatura de 6ºC, depois me disseram que o comércio começava a funcionar mesmo lá pelas 10:00h. As 18:00 fomos ao Congresso Técnico, onde a organização falaria a respeito da logística da maratona, bem como tiraria as dúvidas dos participantes. À parte disso a sexta-feira foi livre, tivemos um passeio programado, tiramos algumas fotos e fomos descansar, afinal 42Km de puro trekking nos aguardavam no dia seguinte. É lógico que rolou o jantarzinho de massas (risos). Continuem acompanhando...

Antonio e eu no restaurante em Villa La Angostura - 12/11/09 (quinta-feira)

Foi nessa cama a minha última noite de sono antes da Maratona K42!!!

Villa La Angostura estava no clima da K42!

1. Daniel, estou Pensando em fazer essa corrida esse ano, será que sobrevivo?